24042008
Os telescópios são instrumentos de observação astronómica utilizados para estudar, essencialmente, os astros.
Existem vários telescópios, como por exemplo:
- o Telescópio Espacial Hubble, que é utilizado para fotografar imagens extraordinárias do Universo (foi posto em órbita terrestre em 1990);
- o Telescópio Terrestre Shane, que é utilizado para encontrar planetas fora do nosso Sistema Solar (localiza-se na Califórnia, Estados Unidos da América).
Os telescópios podem ser colocados fora da atmosfera terrestre para evitar a interferência da mesma.
O primeiro telescópio terá sido inventado no século XVII, por Hans Lippershey, apesar de ter sido Galileu Galilei a primeira pessoa a dar-lhe uma utilização científica.
Mas, antes de existir o telescópio havia outros instrumentos que ajudavam a orientar as pessoas. Contudo, estes instrumentos não aumentavam a imagem dos astros (coisa que o telescópio consegue fazer). Por exemplo, o astrolábio era usado para medir a altura a que um astro se encontrava relativamente ao horizonte.
Com o tempo e com o avanço da tecnologia, foram-se criando melhores telescópios.
Hoje em dia, existe a possibilidade de colocar poderosos telescópios fora da nossa atmosfera terrestre, para evitar a interferência desta, tal como já mencionei anteriormente.
Talvez, como aconteceu antigamente, com o tempo e com o avanço da tecnologia possamos ver a diferença do telescópio, de hoje, com o telescópio existente daqui a 50 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário